quarta-feira, 7 de julho de 2010

Sobre o primeiro debate

Confesso que não ouvi todo o debate entre os candidatos ao Piratini realizado ontem. Somente algumas partes. Participaram Pedro Ruas (PSOL), Tarso Genro (PT) e José Fogaça (PMDB). Como era de se esperar a governadora Yeda não participou.

Por sinal, a candidatura Yeda, cada vez mais, me faz lembrar  do depoimento do vice, Paulo Feijó, ao Ministério Público Federal. Feijó disse ao MP Federal:

“Esse foi o grande desentendimento que tive. Eu não ficava confortável com essa situação. Estava vendo o interesse muito claro de algumas pessoas de estar enriquecendo. Algumas me colocaram isso de forma muito clara: Campanha é um momento de poupança. Tu não é deste ramo e está atrapalhando o processo. Esse foi o motivo de tentarem me afastar no segundo turno”.

Mas, voltando ao debate, o que mais me chamou a atenção foi o desempenho do ex-prefeito José Fogaça (PMDB). De fala vagarosa, enfadonha, quase sonolento, o candidato do PMDB mostrou pouca intimidade com temas do Rio Grande. Quando o assunto é afeto a questões regionais, o domínio do ex-senador é ainda menor, causando certo constrangimento. Tal fato deve estar pesando no pouco entusiasmo demonstrado pela lideranças regionais, especialmente do interior, com a candidatura Fogaça.

Tarso Genro, com o perfil burocrático que é peculiar a sua imagem, soube explorar as comparações entre os governos e defender o legado do PT. Não comete o mesmo erro que a candidatura Maria do Rosário cometeu ao disputar a Prefeitura de Porto Alegre.

Enfim, o candidato do PSOL, Pedro Ruas, parece capaz de animar um pouco a campanha,  tirando o pleito do aspecto protocolar. Com bom desempenho midiático, Ruas não foge do confronto e das polêmicas. Além disso, Ruas não deixou os escândalos de corrupção do governo YEDA no esquecimento.  Ousaria afirmar, apesar da pouca estrutura partidária, que a candidatura do PSOL pode crescer e ocupar seu espaço no eleitorado gaúcho.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo