segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ações judiciais de YEDA provam importância da blogosfera


Os netos da governadora YEDA Crusius (PSDB) promovem ações de indenização por dano moral supostamente gerado pela divulgação da manifestação do CPERS Sindicato em frente à casa adquirida por YEDA em 16 de julho deste ano. As ações se fundamentam, basicamente, na divulgação de fotografias das crianças sem autorização dos seus genitores.

Os processos foram propostos contra o CPERS, quatro empresas jornalísticas (RBS, O GLOBO, Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo), e três jornalistas Ricardo Noblat (Blog do Noblat), Marco Aurélio Weissheimer (Blog RS URGENTE) e André Machado do grupo RBS.

A decisão da família Crusius comprova a importância da blogosfera no atual mundo da comunicação e seu papel no processo democrático. Ao lado dos grandes grupos de comunicação nacional, foi colocado o jornalista Marco Aurélio Weissheimer do Blog RS URGENTE. O Blog RS URGENTE foi fundamental na divulgação dos fatos que motivaram a ação de improbidade administrativa promovida pelo MPF e a abertura do processo de impeachment na Assembleia Legislativa contra a governadora YEDA.

Arriscaríamos dizer que, em outros tempos, sem a blogosfera, tais fatos poderiam ser secundarizados e levados ao esquecimento segundo as conveniências da mídia corporativa. Mas os tempos são outros. O aprofundamento e qualificação da democracia pela comunicação em rede, de forma quase instantânea e horizontal, é irreversível, por mais, que alguns desejem retornar ao passado e usem de todas as armas, inclusive a intimidação, para contrapor as mudanças em curso.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo