quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Isso lá é comunicação pra Olimpíada?



Temos os mais caros e piores serviços do planeta, tanto na telefonia como na internet

Teremos mundial de futebol em 2014 e jogos olímpicos em 2016. Tudo no Brasil. Muito bem. Mas com esse sistema de telefonia e de internet?

Hoje, seguramente, a pior telefonia do mundo é a brasileira. Caríssima e precaríssima. Desafio quem consegue falar no celular durante cinco minutos que não tenha que trocar de lugar ou mesmo que não caia a linha. Qualquer toldo de zinco é suficiente pra linha chiar. No carro (carona), não se anda 500 metros sem ter que refazer a ligação. Um inferno. E a banda larga na web? Não sei o que é pior, se a telefonia ou a internet. Leio que na Coréia do Sul (menor que Santa Catarina) tem banda larga com 20 Mbps. Aqui, o máximo é 1 Mbps, mas nominalmente te vendem como sendo 3 Mbps. Serviço caro, igualmente o mais caro do mundo, e fajuto.

Pelos 20 Mbps efetivos, os sul-coreanos pagam o equivalente a 10 dólares/mês. Aqui, os 3 Mbps, não saem por menos de 70 dólares, e te empurram um pacote com vários barbicachos e bugigangas junto, a popular venda casada, uma vigarice sem similar.

O lulismo de resultados vai ter que fazer uma revolução nas telecomunicações brasileiras, caso queira fazer bonito em 2014 e 2016. Quero ver enfrentar as telecom da vida e fazer com que os serviços se universalizem, tenham qualidade e alcancem preços populares como no resto do mundo (civilizado).

Hoje, os serviços das telecom brasileiras são risíveis, os estrangeiros que nos visitam ficam abismados com o alto custo e a ruindade das conexões.
Esse artigo publicado no Diário Gauche resume magnificamente o paradoxo brasileiro. Um país que busca a modernidade, mas é refém de oligopólios e monopólios ineficientes e desregulamentados criados pelo processo de privataria do tucanato. Sem resolver esse dilema, colocando esses setores estratégicos sobre controle e a serviço do interesse público, o Brasil nunca conseguirá realizar plenamente suas potencialidades.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo