domingo, 18 de outubro de 2009

Dica de Cinema: Mera Coincidência



Nesse filme a ficção retratou perfeitamente a realidade. A história se passa há poucos dias da eleição presidencial dos EUA. O presidente dos EUA, candidato a reeleição, se envolve em um escândalo sexual, reforçando um quadro eleitoral desfavorável. Sua assessoria chama o Sr. Bean (Robert de Niro) para decidir o que fazer. Em reunião com Bean decidem criar uma crise internacional com objetivo de fazer os eleitores esquecerem os escândalos e voltarem a apoiar seu presidente.

Para isso, contratam um produtor de cinema (Dustin Hoffman) para criar um roteiro que passa pela invenção de uma guerra na Albânia e pela heróica intervenção da Casa Branca no conflito com fins humanitários. Tudo para desviar a atenção da sociedade e garantir a reeleição do presidente.

A história retrata magnificamente a capacidade influência, persuasão e manipulação da mídia sobre a sociedade, permitindo uma profunda reflexão sobre o tema.

Importante, registrar ainda que o filme foi realizado antes do escândalo que envolveu o presidente Bill Clinton com a estagiária Mônica Lewinski e, portanto, das consequências daí advindas.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo