quarta-feira, 11 de maio de 2011

O que podemos esperar dos aeroportos privatizados?

 Matéria publicada pela RadioAgência NP permite imaginar o que poderemos esperar dos aeroportos privatizados. Segundo a RadioAgência, a arrecadação dos pedágios das rodovias do estado de São Paulo ultrapassou os R$ 2 bi nos primeiros quatro meses deste ano. O estado paulista conta com 227 praças de pedágio. Esse número representa mais da metade do total de pedágios do país, com 50,6%. A arrecadação por dia ultrapassa os R$ 14 milhões.

A medição do dinheiro arrecadado é feita por meio de um mecanismo chamado “Pedagiômetro”, que calcula o valor a partir dos relatórios das concessionárias das rodovias que são declarados anualmente à Assembleia Legislativa de São Paulo.

A privatização das rodovias em São Paulo iniciou em 1997, no governo estadual de Mário Covas (PSDB). Naquele ano havia 40 praças no estado, o crescimento até 2011 no número de pedágios foi de 467%.

O próprio Tribunal de Contas da União já apresentou relatório em que defende a revisão dos contratos em razão das elevadissímas taxas de retorno fixadas. Além disso, os serviços prestados são precários e, geralmente, muito aquém do esperado.

Enfim, a nova investida da privataria levada a cabo pelo constante bombardeio midiático do suposto "problema dos aeroportos", provavelmente abrirá uma nova oportunidade bilionária de ganhos para alguns com a cobrança de tarifas excessivas por serviços deficientes, tudo às custas da população. Esse  rico butim que alimenta a sanha da midia coorporativa e dos seus aliados interessados em controlar dos aeroportos nacionais. Como já foi bem observado na blogosfera, nunca interessou ao nosso oligopólio midiático investigar ou denunciar a situação e os serviços prestados pelos concessionários privados das principais rodoviárias do País. Por que será?

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

As melhores rodovias em qualidade do país estão em São Paulo. Na Europa e nos EUA as rodovias são maravilhosas e tudo é pedagiado e o pedágio não é barato.

Os aeroportos brasileiros são uma vergonha. A gestão pública é ineficiente. O bom governo Dilma se deu conta disso e está a fazer o que deveria ter sido feito há muito tempo: conceder à iniciativa privada, com supervisão e fiscalização do poder público, os aeroportos. Essa é uma medida de utilidade pública.

evandro disse...

Concordo plenamente com o comentário acima! prefiro pagar os pedágios de são paulo e trafegar por uma rodovia bem sinalizada do que andar nas péssimas rodovias BR's. Com certeza o que está sendo feito nos aeroportos é o melhor, já devia ter sido feito há muito tempo. O problema no Brasil é que o estado acredita que deve controlar tudo a exemplo de nossos vizinhos Bolívia e Venezuela, porém o estado é ineficiente e não consegue suprir a infra-estrutura de nosso país. Deveriam se mirar no modelo Europeu e Americano onde a iniciativa privada controla grande parte da prestação de serviços públicos.

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