sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Transporte Público: Porto Alegre gerou o "Tri caro"



Essa pergunta é fácil de responder. Enquanto o transporte público for tratado com uma visão microeconomica, baseado no pensamento simplista de custos x receita, o transporte público ficará cada vez mais tri caro e ineficiente.

Na lógica do mercado, com o transporte tratado como uma atividade empresarial qualquer, a tarifa necessita ser cada vez mais cara para assegurar o lucro. Quanto mais cara a tarifa, maior o incentivo ao transporte individual, menor a receita do sistema e, consequentemente, maior a tarifa necessária para cobrir os custos, retroalimentando o círculo vicioso.

É essa visão que contribui para agravamento do caos urbano das nossas metrópoles.  Caos que somente será superado com planejamento urbano e mecanismos que assegurem a primazia do interesse público sobre o individual. Um bom exemplo seria a criação de um sistema de subsídio com a taxação, por exemplo, dos veículos de alto consumo de combustível, gerando receita para o sistema.

Enfim, já é passada a hora do transporte público ser tratado como uma política pública que articule outros aspectos e interesses sociais, tais como a ocupação do espaço urbano, o meio ambiente e a política habitacional. Mas, se dependermos da atual administração municipal de Porto Alegre, o caos urbano tem futuro garantido e próspero.

Um comentário:

Anônimo disse...

Aqui o trasnporte coletivo é caro como é em São Paulo e não tem ninguém fazendo piquete e querendo invadir a Prefeitura tal qual em São Paulo. Porque? Porque? Heim? heim? Vamos lá,Protestem na frente da prefeitura. Cobrem providência do Tarso.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo