quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Anotações de um leigo sobre o debate


Leitor do Blog envia interessantes comentários sobre o debate entre os presidenciáveis. Compartilho com os nossos leitores as anotações do nosso não tão "leigo" colaborador:

A Dilma precisa se concentrar em cinco ou seis pontos no debate, não mais que isso, minhas sugestões:

- EMPREGO: comparação FHCxLula. O projeto SERRA/FHC é do desemprego! Falar do drama do desemprego para uma família, relembrar. Quem passou por um problema desses no governo tucano vai lembrar a triste experiência. Tem que ter emoção na fala!!!

- PRIVATIZAÇÕES: tem que falar das principais empresas privatizadas: VALE, BANESPA, BANERJ, CSN. Fazer uma lista e dizer: o Serra diz que o PAC é apenas uma lista de obras, mas nós temos obras para apresentar para o povo brasileiro, o seu governo tanto como ministro como governador também tem uma lista extensa, mas das privatizações que vou ler agora: .......; Esse papo da empresa que a Petrobras comprou mas eles não queriam vender vai ter de explicar milhares de vezes para alguém mediano entender! Esqueçam essa linha, tem que ir no garantido: VALE, EMBRATEL (aqui se falar do sucesso, falar que é uma das tarifas mais caras do mundo pelo modelo de privatização que eles praticaram), CSN...

Neste ponto também pode ser abordado a questão dos pedágios em SP (privatização das estradas) os mais caros do país.

- EDUCAÇÃO: falar do PROUNI e das Escolas Técnicas, martelar no tema, não fazer raciocínio longos: usar como exemplo os 8 anos de FHC, no qual os professores universitários e das escolas técnicas federais, assim como todo o funcionalismo público, ficou com o salário congelado! Citar as greves dos professores estaduais e a greve na USP que foram todas reprimidas pela polícia no governo SERRA.

- INFRA-ESTRUTURA: além de falar do PAC tem que falar no APAGÃO DO FHC, do racionamento que o país passou e perdeu oportunidade de crescer!!!! ISSO TEM NOME, SE CHAMA INCOMPETÊNCIA!!! Não investiram em estradas, ferrovias (privatizaram) e transporte fluvial.....

- Também tem que lembrar as enchentes de SP como um problema de saúde pública diante da quantidade de doenças que traz, lectospirose....TEM QUE LEMBRAR DAS ENCHENTES!!!!!!

Outras observações:

- Se ao falar de SP o Serra vier com o papo mole que é contra SP, devolver dizendo que ele passa a campanha toda falando mal do Brasil, quer dizer que ele é contra o povo brasileiro que apóia em 80% o LULA, então??

- Quando falar dos celulares dizer que é a 2º tarifa mais cara do mundo, assim como tem os pedágios mais caros do Brasil. Tudo que o PSDB faz fica mais caro para o povo.

- Lembrar que no fim do governo FCH o salário mínimo não chegava a U$$ 80 dólares, hoje é mais de U$$ 300!!!!!!!!!

- Outra questão que me chama atenção: quando o candidato Serra não quer falar sobre um tema incoveniente, ele desvia para o papo das drogas! Ficar nesse assunto é cair numa armadilha. O tucano desvia o assunto para não falar de PRIVATIZAÇÕES e DESEMPREGO!!!

Sempre que aperta a conversa ele vem com essa conversa das drogas ou do aparelhamento do estado pelo PT.

Sobre o suposto aparelhamento do estado, bastaria fazer um levantamento e ver a relação entre as nomeações políticas do governo federal e do governo de SP ou comparar o de SP com outros estados. Acho que isso destruiria esse discurso vagabundo.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo