domingo, 13 de março de 2011

Dica de Cinema: Ilha Dawson, a ilha negra da ditadura chilena


O filme conta uma história propositalmente pouco conhecida e divulgada pela mídia corporativa. Após o golpe militar chileno de 11 de setembro de 1973 que  derrubou o governo democrático de Salvador Allende, vitimando milhares de chilenos, Ministros, Embaixadores e outros colaboradores importantes do governo Allende são presos e enviados para ilha Dawson. 

De clima antártico, na gélida e inóspita ilha localizada no arquipélago chileno de Tierra del Fuego passou a funcionar um campo de concentração projetado pelo criminoso nazista Walter Rauff, refugiado no Chile. Rauff foi um dos vários criminosos nazistas que colaborou com o regime de Pinhochet, o qual lhe proporcionou uma vida longa e tranquila em solo chileno.

Baseado no livro de Sérgio Bitar, ex ministro do governo Allende, que esteve preso na ilha, o filme conta mais essa triste história de horror vivida pelas vítimas da ditadura chilena.

Nunca é demais lembrar que destruição do regime democrático chileno e as atrocidades cometidas contaram com o apoio, colaboração e incentivo dos EUA. Assim como houve farta assessoria de criminosos de guerra nazistas, muito dos quais integravam uma rede montada pelos EUA no pós-guerra. Tudo sob o silêncio e aprovação de alguns, que na atualidade, se apresentam como arautos da liberdade e dos direitos humanos (quando interessa é claro).

Assista ao Trailer:

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo