domingo, 26 de setembro de 2010

Oposição brasileira admite derrota no primeiro turno, segundo imprensa argentina


Segundo o jornal argentino El Clarín, pela segunda vez na história, o ex-presidente FHC dá por derrotado antes do tempo a candidatura do seu aliado José Serra. A primeira vez foi em 2002, quando FHC antecipou a vitória de Lula contra o tucano. Ainda, segundo o Clarín, a manifestação de FHC seria mais do que uma simples constatação. Mostraria a grande tensão existente dentro do PSDB, cujo futuro estaria em jogo em caso de fracasso eleitoral.

O jornal comenta a possível saída de Aécio Neves do partido após as eleições e a possibilidade de segundo turno nas eleições para o governo do Estado de São Paulo. Nada seria mais trágico que a realização de um segundo turno para o governo de São Paulo, tradicional bastião tucano. Nessa hipótese, o candidato tucano, Geraldo Alkmin, poderia ser derrotado na disputa eleitoral e a oposição se partiria em pequenos pedaços sem capacidade de fazer frente a expansão do lulismo e do PT, que não são exatamente a mesma coisa. Por isso, a oposição veicula denúncias contra o governo todos os dias, afirma a matéria.

Leia a íntegra aqui.
 
A análise do jornal argentino é bastante lúcida e espelha uma realidade que raramente se vê nos veículos do oligopólio midiático nacional. O baronato midiático que, atualmente, está mais preocupado em capitanear a oposição, inclusive denunciando o perigo do autoritarismo se instalar no País no caso de derrota da oposição conservadora. De autoritarismo nossa mídia nativa entende tudo.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo