sábado, 25 de setembro de 2010

Produzindo o caos

Prejuízos da superprodução de automóveis não são contabilizados

Com o objetivo de reduzir o número de automóveis que circulam nas cidades, neste dia 22 de setembro ocorre mais uma edição do Dia Mundial Sem Carro. A iniciativa surgiu na França, no final dos anos 1990, e já conquistou adeptos no mundo inteiro. Neste ano, 40 países participam da mobilização.

Somente no Brasil, nos primeiros oito meses de 2010 foram produzidos quase 2,5 milhões de automóveis. Thiago Benicchio, diretor da Associação dos Ciclistas Urbanos (Ciclocidade), alerta que apesar de gerar empregos e movimentar a economia, essa superprodução pode trazer mais prejuízos do que benefícios para o país.

De certa forma a nossa economia é muito dependente da indústria automobilística. Mas ela gera uma ‘deseconomia’ para os cofres públicos gigantesca. Seja no custo da saúde, no custo do congestionamento, das mortes no trânsito e dos recursos naturais que estamos extraindo. Enfim, tem uma série de custos indiretos com relação ao uso e produção excessiva de automóveis que não são contabilizados na balança econômica.”

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), aproximadamente 35 milhões de automóveis estão em circulação no país. Somente na cidade de São Paulo existe um carro para cada dois habitantes. Benicchio explica que nos países onde o transporte individual se tornou inviável foram adotadas medidas que podem ser copiadas em cidades como São Paulo.

Para a gente reverter esse quadro de imobilidade na cidade, é preciso duas medidas: estimular e investir em outras formas de transporte, valorizar quem está dentro do ônibus, proporcionando qualidade para quem está dentro do metrô e para quem está andando a pé ou de bicicleta; e dificultar a vida de quem utiliza o automóvel.”

As informações são da Radioagência NP.

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