Ontem, o candidato tucano José Serra ousou trazer para campanha um tema muito desfavorável para si: a privatização das rodovias e os pedágios. A impopularidade dos pedágios e a inadequação ao interesse público do modelo de concessão paulista já é um tema quase consensual, inclusive entre os candidatos ao governo paulista.
O atual modelo proporciona uma arrecadação bilionária e lucros exorbitantes às concessionárias. Com os municípios cercados por pedágios caríssimos, esse custo acaba pesando até no orçamento familiar. Além disso, a situação chegou a tal ponto em São Paulo que o pedágio passou a ser um grande custo no transporte e frete rodoviário, gerando um efeito cascata que chega até ao consumidor final.
Apesar disso, Serra não exitou em disparar críticas à conservação das rodovias federais e citar o modelo de privatização de rodovias paulista como proposta para o setor. Importante lembrar que o governo FHC foi o grande responsável pela sucateamento da malha rodoviária federal, visando justamente promover a privatização das rodovias. Situação que, importante reconhecer, só começou a ser revertida no governo Lula.
Sem corar, Serra ainda afirmou que "uma coisa é fazer concessão, outra é privatizar. Eu acho que em alguns casos pode fazer concessão". Pelo menos ninguém poderá se queixar de falta de aviso e sinceridade do tucano sobre esse tema.
3 comentários:
Como os pedágios são concessão pública, eles não podem dar dinheiro para campanhas eleitorais (do Serra, né). Era bom a justiça eleitoral ficar de olho neste pessoal.
A Venezuela de hoje com opositores apanhando nas ruas, com inflação descontrolada, com desabastecimento será o Brasil do ano que vem se a Dilmá se eleger.
Pior é voltar ao passado de submissão, desmonte do estado brasileiro, desemprego, crise econômica. Não se mexe em time que tá ganhando. Dilma presidente.
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