sexta-feira, 16 de julho de 2010

Serra ataca até o trem-bala

Sem participação do Estado o trem-bala que ligará Rio/São Paulo/Campinas não sairá do papel. Esse tipo de investimento pela própria natureza não atrai exclusivamente investidores privados. A experiência do mundo todo comprova esse fato. 

O trem-bala é vital para acelerar o desenvolvimento do Brasil,  seguindo o exemplo dos países desenvolvidos. Logicamente, a visão limitada do pensamento neoliberal, focada no curto prazo e no micro em detrimento do longo prazo e do macro, verá esse investimento como deficitário.  Essa cegueira  é compartilhada por aqueles que o jornalista Luiz Nassif chama de "cabeças de planilha". Seguidores de uma escola de pensamento econômico descolada da realidade, são incapazes de verificar os incríveis benefícios e ganhos dessa realização: geração de empregos, desenvolvimento regional, estímulo à novos investimentos, articulação de cadeias produtivas que multiplicam por muitas vezes cada real investido. 

Os "cabeças de planilha" integram o celeto grupo que queria privatizar a Petrobrás e extinguir a Embrapa argumentando que o Brasil não necessitava dessas empresas e deveria concentrar seus recursos em outras áreas. Argumento, na essência, idêntico ao usado por Serra contra o trem-bala.

Na verdade, essas pessoas sonham e defendem um país de economia primário-exportadora, dependente e subordinado no cenário internacional. Felizmente, o candidato tucano não nega seu alinhamento com esse pensamento ideológico retrógrado. Como disse aquele prefeito do DEM que abriu apoio à Dilma, essa é a eleição do Brasil com S contra o Brazil com Z.

Resumiu como ninguém o embate que chegará as urnas.

2 comentários:

Remindo disse...

Não sei se o trem bala é bom ou ruim para o Brasil, mas está história do Serra ser contra tudo que o PT faz (num tempo em que o Lula acerta quase todas), vai acabar minando a candidatura do careca. Eu diria que este é o primeiro erro do tucano. O segundo é a agressão repetida a jornalistas (quase sempre de jornais sua base de apoio) e o terceiro é o apoio dos antigos apoiadores da ditadura, o Dem.

Anônimo disse...

Os mensaleiros querem o Brasil com $. Estão apavorados porque vão ter que voltar a trabalhar.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo