segunda-feira, 3 de maio de 2010

Jornais retiram apoio de candidato, na Grã-Bretanha é claro


Essa matéria da agência Reuters relata a retirada do apoio dos jornais The Guardian e Times ao candidato do Partido Trabalhista, Gordon Brown. Segundo a Reuters, o Guardian, tradicional aliado dos trabalhistas,  decidiu apoiar os liberal-democratas porque isso contribuirá para que haja uma reforma eleitoral. Já o Times, que pela primeira vez apoiou o trabalhismo em 2001 e voltou a fazê-lo em 2005, disse na sua edição de sábado que voltará a apoiar os conservadores. (leia a íntegra aqui)

Lá, na Grã-Bretanha, os jornais jogam limpo com os leitores. Dissem quais candidatos apoiam e por quais razões. Aqui, a mídia corporativa continua fingindo uma falsa imparcialidade, sempre na tentativa de influenciar os incautos e desavisados em prol dos seus interesses políticos e econômicos nunca revelados abertamente.

No Brasil, por mais incrível que pareça, a adoção dessa simples postura ética já seria uma grande conquista na luta pela democratização e pluralidade nos meios de comunicação e no acesso à informação.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo