domingo, 30 de maio de 2010

Portugueses também resistem à pacote de políticas recessivas


Milhares de portugueses sairam as ruas ontem contra o pacote de medidas recessivas propostas pelo governo como alternativa à crise econômica que atinge a União Européia e, em especial, Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha (denominados pelos comentaristas econômicos de PIIGS).

Convocados pelas centrais sindicais, os portugueses aderiram em massa a demonstração de insatisfação com as medidas econômicas. A indisposição da sociedade em arcar com os prejuízos causados pelas "proezas do sistema financeiro" foi voz corrente na ruas de Portugal. Com altos índices de desemprego (em algumas regiões o índice alcança 25%), os portugueses temem as medidas recessivas que incluem aumento de impostos, redução de direitos trabalhistas e previdenciários.

A exemplo da Grécia, Portugal também dá mostrar de que não irá tolerar as medidas antipopulares sugeridas pela elite econômica, cada vez mais distante das anseios da sociedade. Os brasileiros conhecem perfeitamente essa história, que agora castiga os países do velho mundo.

Apesar disso, a cobertura desse drama não interessa a nossa mídia corporativa, mais interessada em demonizar o Irã e hostilizar nossos vizinhos latino americanos.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo