sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Dica de leitura "Pedro e os Lobos"


O jornalista João Roberto Laque passou os últimos sete anos mergulhado nessa obra que foi lançada em dezembro último no prédio do antigo Dops de São Paulo que, hoje, abriga o Memorial da Resistência da Pinacoteca do Estado. 

Em suas 640 páginas, Pedro e os Lobos narra as peripécias do ex-sargento da Força Pública Pedro Lobo de Oliveira, um dos fundadores da VPR de Carlos Lamarca. Ao mesmo tempo, o texto descreve as ações armadas que atazanaram os militares durante os Anos de Chumbo. 

Em suas 640 páginas, o livro narra a vida de Pedro Lobo de Oliveira ao mesmo tempo em que discorre sobre as ações armadas, as prisões, as torturas e as nuances políticas que marcaram o regime militar instalado no Brasil a partir de 1964.

A história do Pedro, por si só, já é fascinante, uma vez que de bóia fria ele passa a servente de pedreiro e metalúrgico até ingressar na Força Pública, hoje Polícia Militar. Expulso da corporação por força do AI-5 em maio de 64, o então sargento Lobo funda a Vanguarda Popular Revolucionária e se torna um dos mais ativos guerrilheiros urbanos da época.

Preso no início de 69, Pedro é barbaramente torturado até ser banido do país durante o sequestro do embaixador alemão. Depois de passar por Argélia, Cuba, Chile e Argentina, o personagem central de Pedro e os Lobos se instala na Alemanha Oriental, atrás da chamada Cortina de Ferro. Com a anistia, ele volta ao Brasil onde é reintegrado aos quadros da Polícia Militar como se sua vida encerrasse um caprichoso ciclo. 

Hoje um pacato capitão PM aposentado, Pedro vive em São José dos Campos, em São Paulo. 

O autor, João Roberto, explica os objetivos dessa obra que ultrapassa os limites de uma biografia tradicional: "Através da trajetória de vida do Pedro, procurei traçar, numa linguagem simples, o perfil dos conflitos políticos e sociais que marcaram o governo Jânio/Jango e as agruras da ditadura implantada pelos militares”.

Para ler as 157 primeiras páginas da obra armazenadas no Google Livros  ou  clique aqui . 

A compra on-line do livro pode ser feita pela internet no site http://www.pedroeoslobos.com/ ou via e-mail: vendas@pedroeoslobos.com. 

Se quiser conhecer o blog do autor: blogdolaque.blogspot.com

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo