quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Problemas com voos da Gol revelam cobiça pelos aeroportos nacionais


Interessante como ao primeiro sinal de problemas com vôos o oligopólio midiático corre para responsabilizar a INFRAERO. Qualquer motivo é motivo para, rapidamente, se produzir matérias, reportagens e entrevistas acusando a estatal e defendendo a privatização dos aeroportos. 

Não sei se é a proximidade da COPA, o vertiginoso crescimento ou a natureza estratégica  do setor aeroportuário que despertaram a cobiça dos neoliberais de plantão. Os predadores do patrimônio público têm o objetivo de sempre: se apoderar de setores estratégicos, naturalmente monopolísticos, portanto sem a inconveniente concorrência, para cobrar tarifas e preços exorbitantes e obter lucros extraordinários.

Nos últimos dias, bastou a notícia dos primeiros atrasos em voos da empresa GOL para o oligopólio midiático voltar novamente suas baterias contra a INFRAERO. Para tristeza da mídia corporativa, logo se revelou que os atrasos foram ocasionados por problemas de gestão da  empresa GOL na escala dos seus funcionários. Segundo o sindicato dos aeronautas, o problema estaria relacionado ao excesso de horas trabalhadas pelos funcionários, ou seja, novamente pela superexploração do trabalho e pela busca do lucro acima de tudo.

Provavelmente, esse é modelo de gestão que o governo tucano de São Paulo pretende implantar nos aeroportos estaduais. O governo paulista planeja transferir à iniciativa privada a administração de 30 aeroportos de São Paulo. A proposta, logicamente, conta com o apoio entusiasmado do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que não esconde seu desejo de privatizar os aeroportos nacionais.

Caso o projeto tenha sucesso, a julgar pela gestão das empresas aéreas, podemos imaginar o que irá ocorrer com os aeroportos do País.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo