domingo, 28 de fevereiro de 2010

Ainda sobre o crime na rua Hoffmann


O assassinato do ex-vice-prefeito e secretário da Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos (PTB) é um fato grave e profundamente lamentável. Particularmente, acho mais provável que o crime não tenha motivações políticas. O Rio Grande do Sul vem convivendo há tempos com índices inaceitáveis de criminalidade. Em janeiro último já era notícia o fato dos homicídios e latrocínios baterem novo recorde no Estado. A onda de criminalidade afeta especialmente o bairro Floresta, onde já ceifou várias vidas. Fizemos esse alerta aqui no blog em maio de 2009.

Essa situação é agravada pelo baixissímo grau de elucidação dos crimes, pela desvalorização e sucateamento do aparato de segurança. Caso realmente se confirma a motivação política do crime, restariam questões ainda mais alarmantes: quantos outros assassinatos de pessoas comuns teriam motivações políticas não reveladas? Tal prática teria se tornado comum no Estado?

Caso a motivação do crime tenha sido patrimonial, estamos novamente diante da assustadora realidade da insegurança. Ninguém está imune a ter a vida interrompida futilmente nas ruas das nossas cidades.

Independentemente da motivação do crime, não podemos mais tolerar o estado de insegurança que impera atualmente, evidenciando a falência do atual sistema de segurança pública com sérios reflexos na sociedade. Uma situação injustificável que só convém aqueles que vivem às margens da lei em todas as esferas sociais.

2 comentários:

Breton disse...

Mais provável que não tenha motivações políticaS???????? HAJA COINCIDêNCIA!!!!!

Anônimo disse...

É a páscoa está se aproximando, quem sabe o coelhinho não aparece também????

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo