sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pregando moral de cueca

A oposição DEMO-Tucana e a mídia corporativa abriram suas baterias contra a visita do presidente Lula à Cuba em razão da morte de um dissidente político que voluntariamente fazia greve de fome. Veja aqui a opinião do PSDB.

Curiosamente, há pouco tempo, tanto a mídia corporativa quanto a oposição DEMO-Tucana combateram duramente o Programa Nacional de Direitos Humanos e a criação de uma comissão da verdade para esclarecer os crimes políticos praticados durante a ditadura militar. Veja qual era a opinião do PSDB aqui.

Uma contradição facilmente resolvida com um breve olhar histórico. Boa parte da atual oposição política participou ativa e entusiasmadamente da Ditadura civil-militar brasileira. A midia corporativa a apoiou majoritariamente. Alguns órgãos de imprensa chegaram a ceder veículos para auxiliar os grupos de tortura e repressão.

A democracia e os direitos humanos não são e nunca foram um princípio para esses senhores, mas um simples instrumento de retórica a ser utilizado oportunisticamente em defesa dos seus interesses econômicos e visão ideológica.

Os "dissidentes políticos" brasileiros que morreram e ainda morrem na luta por terra, moradia e emprego nunca encontraram qualquer amparo ou defesa desses setores. Pelo contrário.

As execuções extrajudiciais de ativistas políticos na Colômbia, as ditaduras do Oriente Médio aliadas dos EUA, a tortura institucionalizada por Israel, o massacre dos palestinos, os centros de tortura nas prisões secretas dos EUA, para citar  apenas alguns exemplos, nunca despertaram maior interesse dos DEMO-Tucanos e nem mereceram qualquer  condenação incondicional da mídia corporativa. Os direitos humanos não são um verdadeiro valor para esses senhores que pregam cinicamente a boa e velha moral de cueca  quando vêem contrariados alguns dos seus interesses inconfessáveis.

2 comentários:

zcarlos disse...

Excelente... já está no meu blógue.
Um abraço.

Anônimo disse...

O articulista vai ser rotulado de Vacilante por seus pares. Ele está, de certa forma admitindo o óbvio ou seja que ocorre crimes de natureza política em Cuba. Voce está enganado. Lá não tem tortura, só dão uns tapinhas com Ternura, destes de afundar o crâneo. O Orlando se pudese que o diga.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo