quinta-feira, 22 de abril de 2010

Fala liderança, fala!


Com o apoio Partido Progressista - PP - sendo disputadíssimo entre a governadora YEDA (PSDB) e o ex-prefeito de Porto Alegre José Fogaça (PMDB), seria natural que o deputado José Otávio Germano, uma das principais lideranças do PP, fosse ouvido pela mídia. Germano deve estar com o coração dividido entre as duas candidaturas, pois possui fortes vinculos com o governo tucano e foi Secretário da Segurança no governo Rigotto (PMDB).

Durante o período que comandou a pasta da Segurança Pública no Estado foi calorosamente tratado pelo oligopólio midiático regional, que chegou a cogitá-lo como forte candidato à Prefeitura da Capital. Também na sua gestão teria se iniciado no DETRAN o esquema que desviou milhões de reais dos cofres públicos.

O deputado federal José Otávio Germano (PP), inclusive, foi um dos principais acusados pela milionária fraude no DETRAN  na ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal - MPF. Nas degravações que compõem o farto conjunto probatório da ação, por diversas vezes, Germano é chamado de "liderança" por seus correligionários e seguidores. O Ministério Público consignou na denúncia que a quadrilha que agia no Detran não descuidava da imagem familiar e empresarial que tinham na sociedade, para tanto, buscavam a proximidade com a mídia. Na página 56 (de 242) da denúncia do MPF lê-se:

"Ao lado disso, os denunciados integrantes da quadrilha não descuidavam da imagem dos grupos familiares e empresariais, bem assim da vinculação com a imprensa. O grupo investia não apenas na imagem de seus integrantes, mas também na própria formação de uma opinião pública favorável aos seus interesses, ou seja, aos projetos que objetivavam desenvolver. A busca de proximidade com jornais estaduais, aportes financeiros destinados a controlar jornais de interesse regional, freqüentes contratações de agências de publicidade e mesmo a formação de empresas destinadas à publicidade são comportamentos periféricos adotados pela quadrilha para enuviar a opinião pública, dificultar o controle social e lhes conferir aparente imagem de lisura e idoneidade."

Embora continue a apresentar Germano como um dos puxadores de votos do PP, curiosamente, nos últimos tempos, a opinião da "liderança do PP" não tem interessado ao oligopólio midiático regional, nem a cobertura do ação de improbidade que irá julgar os acusados. Mas, nós não esquecemos os fatos e os seus personagens. Fala liderança, fala!

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo