domingo, 23 de maio de 2010

Cúpula do tucanato entrou em curto circuito


No início deste ano a cúpula do tucanato, em diversas oportunidades, falava em fracasso do governo Lula em áreas como a Educação, a Saúde e em programas como o PAC e o Minha Casa Minha Vida (veja um exemplo aqui). Agora, diante da dura realidade das pesquisas eleitorais, as lideranças tucanas atribuem o resultado das pesquisas ao apoio do presidente Lula na campanha da ministra Dilma.

A lógica do tucanato entrou em curto circuito. Como poderia o presidente de um governo que julgam fracassado em áreas essenciais como saúde e educação ter tamanho poder de transferência de votos? As dificuldades dos tucanos ficam maiores quando se indaga porque não valorizam o apoio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o FHC, na sua campanha presidencial. E a incoerência e as contradições ficam ainda mais evidentes em razão da tentativa do candidato tucano de não se contrapor diretamente ao governo Lula.

O dilema tucano é: como fazer oposição a um governo com popularidade histórica? Ainda mais quando a comparação de resultados entre os governos petistas e tucanos em nada lhes favorece. E, logicamente, todos os aspectos que favorecem ao governo tendem a reforçar a candidatura de Dilma. Simples assim.

Enfim, o tucanato está sem projeto, desnorteado, sem manter a mínima coerência ou lógica. Um grupo político nessas condições se desmoraliza naturalmente e não mantém condições de representar um projeto coerente de poder.

Tudo indica que as forças que compõem o quadro político brasileiro sofrerão uma grande transformação  nos próximos anos.

3 comentários:

Azarias disse...

Estou vendo o Norte, mas o vento vem do Sul, me indicaram o Oeste, mas o mar é pro Leste. Oh! Prá onde vou?

claudia disse...

Publiquei no Twitter. Muito bom!

Remindo disse...

Estamos as vésperas de 8 anos para a Dilma e depois volta o Lula para mais 8 anos. Este é o medo da canalhada tucana. No Rio Grande do Sul, além das ladroagens do Detran, escandalo das merendas e assassinatos políticos, estnao acabando com o Estado. O único dinheiro que se investe aqui é o do Governo Federal.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo