sábado, 15 de maio de 2010

A informação escondida pela manchete


O jornal Zero Hora, do grupo RBS, traz a seguinte manchete no dia de hoje: 

"NEBLINA JÁ PARALISOU O AEROPORTO POR MAIS DE 24 H EM DUAS SEMANAS"

A matéria trata dos problemas e prejuízos gerados pela falta de equipamento antineblina no Aeroporto Internacional Salgado Filhho em Porto Alegre. Como ensina a sabedoria popular: "a maldade está nos detalhes". No caso, a armadilha é justamente a simplificação e a omissão das informações a respeito.

O veículo do grupo RBS noticia o problema e apenas registra que a solução, com a implantação e operação do aparelho, está prevista para 2013. Novamente, o veículo induz os leitores a se indignar com a situação através da omissão dos fatos. A ideia, parece, é fazer pensar que há ineficiência na administração do sistema, especialmente da INFRAERO.

Zero Hora omite justamente que o aparelho somente poderá ser implantado após a duplicação do aeroporto, a qual, por sua vez, está condicionada a remoção e reassentamento das famílias das vilas Dique e Nazaré pela Prefeitura Municipal. Essa obra conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal e vem sendo desenvolvida em parceria entre as esferas de governo.

Não se trata nem de culpar a administração municipal que, embora tenha atrasado em muito o cronograma inicial, também enfrenta dificuldades de ordem não gerencial. O jornal não se preocupa em investigar, em problematizar, em discutir as causas com seus leitores. Adota postura completamente diversa da frequentemente praticada com as concessionárias privadas de serviço público. Mas, agora o foco é outro.

Com a simplificação, Zero Hora gera falsas impressões e reforça veladamente os sistemáticos ataques midiáticos à INFRAERO. A Empresa pública federal vem sendo alvo da cobiça dos predadores do patrimônio público, ansiosos por abocanhar outro setor estratégico, no qual não há concorrência,  facilitando a obtenção de lucros extraordinários e a prática de todas as formas de abusos.

Mais um exemplo da forma que se deformar a informação.

Um comentário:

Prof. Álvaro disse...

Oi, Partisan foi muito boa a tua reflexão, pois mostra um lado da mídia tradicional do RS que trata sempre a coisa sempre de maneira superficial, ou seja, o normal desse grupo e tem seu próprio partido PRBS, que colocavam dessa forma vendas em nossos olhos, mas que as pessoas não se davam conta.
Abraços

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo