quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mídia corporativa reconhece necessidade de regulação


Segundo matéria publicada pela Folhaonline, as entidades que representam os principais grupos de comunicação do país estudam a possibilidade de adotar a autorregulamentação da atividade jornalística, com o estabelecimento de um código de conduta para o exercício da profissão.

A ideia foi defendida ontem pelo vice-presidente da Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas), Sidnei Basile, que também é vice-presidente de Relações Institucionais do Grupo Abril, na 5ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Imprensa, em Brasília, Basile afirmou que a medida, entre outras coisas, seria um eficaz mecanismo contra ameaças à liberdade de imprensa.

"O que não podemos é deixar que a agenda da consolidação da democracia representativa, filha direta da liberdade, seja constantemente interrompida pela saudade autoritária de uma nova Lei de Imprensa ou o controle burro de um Conselho Federal de Jornalismo", disse.

Na verdade a mídia corporativa adota a velha estratégia do "fazer mudanças para permanecer tudo como está". Faz uma velada confissão de culpa e propõe mudanças por se sentir ameaçada por uma simples constatação: a sociedade começou a  tomar consciência da situação do setor e acabará por exigir políticas de democratização e controle social dos  meios de comunicação.

Um comentário:

Remindo disse...

Ué, eles já tem o código deles.
Art 1. Pau no Lula
Art 2. Pau na Dilma
Art 3. Pau no Fidél
Art 4. Pau no Chàvez
Art 5. Pau nos pobres
Art 6. Pau nos impostos
Art 7. Pau nos aposentados
Art 8. Pau...

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