domingo, 29 de agosto de 2010

ALCA teria transformado o Brasil no México


No governo FHC os tucanos apresentavam a integração do México à NAFTA, bloco econômico formado com os EUA e Canadá, como modelo a ser seguido pelo Brasil. A integração brasileira de forma subordinada aos interesses estadunidenses via Área de Livre Comércio para Américas - ALCA -  era vendida pelos tucanos e mídia corporativa como uma grande e irrecusável oportunidade de desenvolvimento. O projeto tucano de Paísera, em síntese,  o projeto dos EUA para América Latina.

Hoje, passado mais de uma década, a charge acima do Jornal La Jornada ilustra bem a situação mexicana: um país em crise econômica, altamente dependente dos EUA, com um Estado fraco e sitiado pela violência do crime organizado e dos narcotraficantes.

Infelizmente, esse tema não tem sido devidamente discutido e lembrado no processo eleitoral. A ALCA dos tucanos teria transformado o Brasil no México. Apesar do candidato tucano, o genérico José Serra, e seu campo político estarem visivelmente perdidos e sem projeto para apresentar ao País não estão sendo devidamente cobrados pelo seu passado recente que, logicamente, fazem questão de esquecer e esconder.

Um comentário:

Remindo disse...

As agências internacionais de notícias que abastecem nossa mídia são em quase sua totalidade empresas norte-americanas, então seu viés é o mesmo do governo americano. Qualquer fato que aconteça na América Latina sempre saíra nos jornais com esta contaminação. A solução é a união de bloguistas de diversos países latino-americanos para divulgarem os acontecimentos com uma visão menos distorcida da realidade. Poderia ser um blog em espanhol com versão em português, e que fosse pelo menos um dos post republicado por todos nossos blogs. Os nossos sujinhos estão fazendo isto aqui no Brasil e está dando certo.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo