segunda-feira, 29 de março de 2010

FHC continua atrapalhando os planos de Serra. Episódio de hoje: O encontro com Joaquim Roriz

Do Brasília Confidencial:



Encontro de FHC com Joaquim Roriz abre nova crise no PSDB

A eclosão de uma nova crise entre tucanos está prejudicando o imenso esforço do governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência, José Serra, para animar o PSDB e atrair o interesse dos eleitores. Serra já inaugurou uma maquete de ponte, já descerrou duas placas longe das estradas que teria construído e “inaugurou” a demolição de alguns prédios no centro paulistano que vai consumir cinco meses. Foi frustrado, porque os líderes nacionais do tucanato “inauguraram” outra briga interna, novamente provocada por uma iniciativa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O motivo da cizânia mais recente é um encontro de Fernando Henrique, ocorrido segunda-feira (22/03) na sua residência, em São Paulo, com o ex-governador do Distrito Federal e candidato a mais um mandato, Joaquim Roriz. Alvo de seis notícias crimes e cinco inquéritos no Superior Tribunal de Justiça, senador que renunciou ao mandato para não ser cassado por corrupção, em 2007, além de alvo recorrente e atual de investigações do Ministério Público e da Polícia Federal, Roriz foi contemplado por Fernando Henrique com duas horas de conversa em que o ex-governador prometeu apoiar a candidatura presidencial de José Serra garantindo-lhe um palanque no Distrito Federal

Os tucanos consideraram desastroso o encontro patrocinado por seu antigo líder. O presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), reagiu com moderada insatisfação. Mas o líder do partido no Senado, Artur Virgílio, desqualificou e desautorizou Fernando Henrique como articulador de acordos eleitorais.

O caminho para selar ou não um acordo não é Fernando Henrique. Ele vai ser um militante de peso, mas não é seu papel selar acordos”, afirmou Virgílio, que também desqualificou Roriz.

Não vejo porque temos que nos nivelar por baixo. O Distrito Federal não precisa de um cacique para mandar o eleitor votar no Serra. Essa é uma estratégia vovó, antiga, de fazer palanque por região”.

Apesar da manifestação pública de contrariedade das lideranças tucanas, o encontro de Fernando Henrique com Roriz sucedeu a várias semanas de conversas do ex-governador com parlamentares e dirigentes locais e nacionais do PSDB. Recentemente traído pelo PMDB e filiado ao nanico PSC, Roriz está à caça de um grande partido que lhe dê amparo político e eleitoral. Do respaldo eleitoral ele precisa, especialmente, para ocupar espaço na televisão: já o respaldo político lhe é até mais necessário, porque é de conhecimento geral, inclusive da Polícia Federal e do Ministério Público, que está nos governos dele a gênese do mensalão do DEM que custou, até agora, a liberdade e o mandato de seu sucessor e ex-afilhado político José Roberto Arruda. É certo que Roriz será arrastado para o centro das investigações do mensalão que Arruda passou a comandar quando conquistou o governo.

No início deste mês, o Ministério Público decidiu chamar a depor a deputada Eurides Brito (PMDB), secretária da Educação nos governos de Roriz, e o ex-secretário de Planejamento José Luiz Vieira Neves, para que forneçam detalhes sobre os vínculos entre Roriz e o mensalão do DEM. Durval Barbosa, o delator da quadrilha de Arruda, também é instado a falar sobre o funcionamento do esquema nos governos de Roriz.

E há mais. Após dois anos de investigação, em meio às quais Roriz renunciou ao Senado, o Ministério Público está concluindo o texto de uma ação de improbidade contra ele. É acusado de receber propina de R$ 2,2 milhões para facilitar um negócio de aproximadamente R$ 44 milhões para o empresário Nenê Constantino, dono da Gol Linhas Aéreas. O dinheiro teria sido pago a Roriz em troca da mudança de destinação de um terreno de 80 mil metros quadrados em Brasília.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo