quarta-feira, 24 de março de 2010

Pensamento econômico liberal não aprendeu nada com a crise


O ex-presidente do Banco Central, economista Affonso Celso Pastore afirmou que Brasil deve voltar a enfrentar suas limitações macroeconômicas que impedirão um crescimento sustentável acima de 4,5% ao ano.

De acordo com Pastore, isso acontece devido às restrições nos principais fatores de crescimento, como taxa de poupança e de investimento, produtividade e alto endividamento público. Para crescer de 6% a 7% ao ano, seria necessário elevar a taxa de investimento para cerca de 25% do PIB, ante 16,7% no ano passado.

O governo precisaria investir mais, mas não pode porque usa boa parte dos recursos em programas de transferência de renda para combater a pobreza, acrescentou.

Essa é mais uma verdadeira pérola da sabedoria convencional do mainstream econômico! Segundo eles, o Brasil não cresce mais porque gasta muito com a transferência de renda para combater a pobreza (leia-se políticas sociais). Se gastasse com os ricos geraria crescimento!!!!! A questão é crescimento para quem cara-pálida?

Definitivamente, o pensamento econômico liberal não aprendeu nenhuma lição com a crise econômica mundial. Continua sendo um perigo para humanidade.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo