sexta-feira, 19 de março de 2010

Violência no Estado, tapando o sol com a peneira


Não podendo mais evitar o tema, diante do assustador aumento da criminalidade no Estado, a mídia corporativa regional utiliza a velha tática da naturalização dos fênomenos para evitar  desgastes ao seu representante no Palácio Piratini. Em síntese, a violência desenfreada é noticiada como um surto,  com objetivo de passar a idéia de algo momentâneo e passageiro, resultado de um fator determinante "o crack". 

Assim, o baronato da mídia cria uma idéia pré-concebida sobre as causas da violência no Estado para ficar na superficialidade dos fatos. Nada de comparar investimentos no setor, políticas de segurança pública, valorização do quadro funcional ou investigar outras causas que permitam uma discussão um pouco mais profunda que um tema dessa complexidade naturalmente requer.

A idéia é passar ao público que a vida é assim mesmo e que não há alternativas. Mas, basta deixar o Rio Grande por algum tempo para verificar o tamanho da falácia vendida aos gaúchos.

A contínua manipulação da temática segurança pública pela mídia corporativa regional, com objetivos políticos sempre inconfessáveis, tem resultados trágicos. A sociedade gaúcha tem pago um preço muito caro, expresso em vidas, por esse lamentável "estado de coisas".

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Estive na Bahia em fevereiro. O taxista me disse: Salvador sempre foi uma cidade pacífica, mas está mudando por causa do crack. Ninguém está manipulando informação, o crack é sim um impulso imenso para a violência. Mas tem gente que acredita em apenas uma coisa neste mundo: ideologia. Ou são burros ou mal intencionados.

Valdecy Alves disse...

Estado do Ceará é condenado a pagar 200 mil reais de indenização à família de estudante, morta dentro da escola, além de pensão até os pais da falecida completarem 65 anos. DIVULGUEM, POIS O MAIS FUNDAMENTAL É O CARÁTER PEDAGÓGICO DA CONDENAÇÃO, QUE VALE PARA ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES. Leia matéria em:

www.valdecyalves.blogspot.com

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo