quarta-feira, 10 de março de 2010

FHC vai destruir o tucanato


Os artigos e manifestações públicas do ex-presidente FHC são a alegria da candidatura presidencial do presidente Lula. O presidenciável tucano, José Serra, só não fica de cabelos em pé a cada nova investida de FHC por ser careca. Mas o impopular ex-presidente tucano tem sido uma verdadeira âncora para o governador paulista. 

As manifestações do ex-presidente forçam as comparações entre os governos petista e tucano, reforçando a estratégia eleitoral da candidatura governista. Matéria publicada hoje pela Folha online, relata como FHC tem aberto o coração e, com toda  sinceridade, defendido abertamente o neoliberalismo para o desespero da oposição.

FHC faz defesa do resgate do liberalismo


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que a "verdadeira discussão" no Brasil hoje é se teremos um capitalismo "burocrático, corporativo", em que o Estado "manda e resolve", ou um "capitalismo de competição", de clara orientação liberal.

Apresentado como "eterno professor", FHC falou a 70 pessoas, que pagaram R$ 100 para ouvi-lo, na Casa do Saber, no Rio. Indagado por que "direita" e "liberal" eram consideradas palavras "feias", brincou: "Liberal e de direita, eu acho feio".

Ele defendeu o resgate do conceito original de liberalismo, de defesa das liberdades do indivíduo e da autonomia da sociedade, num país que "acha que Estado é igual à nação" e no qual o direito individual "vem depois da ideia do coletivo".

Leia a íntegra aqui.

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Pergunte a algum liberal e todos serão unânimes em responder: o governo FHC nunca foi liberal ou neoliberal. O governo FHC instituiu no Brasil as recomendações da comunidade européia para os países membros: o estado regulador, a desestatização de certos serviços que devem ser feitos pela iniciativa privada, mediante concessão, permissão ou autorização, mas sob o controle e fiscalização do estado que tem o poder através de agências reguladoras de inclusive encampar os serviços. Acho que FHC está certo em comparar seu governo com o de Lula, pois o de Lula seguiu exatamente a mesma linha programática. Os tucanos -- e não sou tucano -- não tem que ter nenhum receio desse tipo de discussão. TEm que comparar sim e ir para a luta eleitoral.

Unknown disse...

FHC e´ besta, mas nao e´ dois. Coitado, foi solapado pelo PT nos primeiros governos e era pau-mandado bestialoide de ACM. Ainda assim, e´o melhor nome que temos. Ainda o PSDB e´ omelhor partido. E lanço aqui minha candidatura a Rei! Obrigado, amigos!

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo