sexta-feira, 23 de abril de 2010

A cumplicidade midiática tem seu preço


O PMDB do ex-prefeito e atual candidato ao governo do Estado José FOGAÇA governou Porto Alegre por mais de 6 anos. Esse período não pode ser relacionado com nenhuma grande obra ou realização de governo, mas sim com um verdadeiro vazio administrativo que custa cada dia mais caro à população.

Essa inoperância marcou o governo FOGAÇA. A redução de investimentos, a falta de planejamento e o sucateamento da capacidade de execução da máquina administrativa paralizou investimentos vitais para indução do desenvolvimento na cidade, incluindo os projetos integrantes do Plano de Aceleração do Crescimento - PAC. A inaptidão do ex-prefeito para o executivo, inclusive para arbitrar os conflitos entre os partidos que lotearam as diversas pastas de governo, é comentário corrente no meio empresarial. 

Apesar disso tudo, a apatia administrativa do governo da capital encontrou no oligopólio midiático regional um aliado vital. O pouco destaque dado as precariedades e deslizes que envolveram o governo FOGAÇA (vide as denúncias de corrupção na Secretaria Municipal da Saúde) foram decisivos para ocultar suas debilidades. Mas, essa blindagem midiática também cobrou um preço. Os gastos em publicidade no governo municipal cresceram mais de 50%, passando de uma média anual de R$ 7,5 milhões em 2003/2004 para R$ 11,5 milhões em 2005/2009.  

5 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Fogaça não fez realmente um grande governo em Porto Alegre. Mas quem fez? O PT ficou 16 anos no poder o que fez? Sim, a terceira perimetral, cujo projeto é bem antigo, e o que mais? Nenhuma outra grande obra. Fez uma reforma horrorosa no Araujo, não fez absolutamente nada na região do cais do porto que a Yeda tenta revitalizar. Fogaça foi medroso teve a péssima idéia de fazer uma consulta popular no pontal do estaleiro, quando 1,8% da população de Porto Alegre disse não. Pelo menos se comprovou que consulta popular não tem nada de participação popular. Mas algo Fogaça fez, nunca Porto Alegre esteve tão bem iluminada como atualmente.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Complementando, esse raciocínio é meio sem sentido, simplório e ingênuo. Ou seja se não fosse a pressão e a manipulação da grande mídia, da RBS etc. o povo do Rs teria votado em Olívio Dutra (será mesmo que ele fez mesmo um bom governo, porque sua rejeição é imensa, claro, claro a culpa da rejeição é da mídia) e votará em Tarso Genro (aquele que acha que a Itália viveu período de exceção na década de 70, no caso Battisti). Convenhamos isso é completamente inverossímel.Não tem nenhuma razoabilidade.

Anônimo disse...

Não alimentem o Troll.

Prof. Álvaro disse...

O PT nos seus 16 anos mudou Porto Alegre. Carlos vai nas vilas e veja as ruas. Desculpe pelo jeito vila não é o teu forte.
Mas acho que o governo do PT caiu na mesmice e achei que perderia a eleição, mas o governo Fogaça é terrível, muito pior que a mesmice do PT.

Anônimo disse...

Pode até ser pior que a mesmice do PT. Pode ser Lesmão. Pode ser um poste. Não interessa. Vou votar nele no primeiro turno e fazer campanha a favor. Sempre, dos males o menor. A escolha entre os exterminadores do futuro, Guaiba que o diga e o poste, mil vezes o poste.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo