quinta-feira, 22 de abril de 2010

Projeto regressista de SERRA já causa estragos



Sem nada a propor ao País, José SERRA (PSDB) representa uma oposição com um projeto regressista, que pretende retormar os malfadados anos FHC. SERRA rejeita a integração da América Latina, pois defende uma inserção subordinada aos EUA via Área de Livre Comércio das Américas - ALCA.

Em palestra na Federação de Indústria de Minas Gerais (FIEMG), o candidato tucano chamou o MERCOSUL de "uma farsa" e "uma barreira para que o Brasil possa fazer acordos comerciais" (leia-se ALCA)

As declarações do tucano causaram pronta reação dos países vizinhos. O jornal argentino EL CLARÍN destacou a afirmação de SERRA, questionando como o candidato tucano pode considerar uma farsa um modelo que aumentou as exportações brasileiras em 5 vezes (de 50 bilhões para 250 bilhões ano em 2010) - veja aqui.

O Chanceler argentino, Jorge Taiana, também contestou as declarações de SERRA afirmando: "Não acho que esta seja posição do Brasil nem da maioria de seus setores econômicos e políticos".

O projeto regressista de SERRA já causa estragos ao País.

9 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

O Brasil tem de seguir os caminhos do Chile que é apenas um amigo do Mercosul e faz acordos bilaterais com quem quiser, inclusive com os EUA sem ficar dependendo da boa vontade e das invejas dos parceiros. Ponto para o Serra.

Leon disse...

Isso aí Maia. Pena que o SERRA não é tão sincero quanto você e não diz que o projeto dele é ao ALCA, que quer seguir o modelo do México e virar um apêndice podre do EUA. A deprimente situação mexicana era o que nos esperava no caminho seguido pelo FHC, Serra e Cia. Vendilhões da pátria, agentes dos interesses yanques.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não sei se o projeto do Serra é a Alca que pode ser um belo projeto se bem negociado, porque poderemos vender nossos produtos para o mercado consumidor americano com vantagens em relação a outros países. Acho fundamental que o Brasil tenha uma outra postura na política externa e por isso e por outros motivos não apoio Dilma.

Prof. Álvaro disse...

Sim com a ALCA seremos subordinados ao mercado americano e a volta do colonialismo.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Apresente argumento melhor, professor Alvaro, não me convenceu.

Prof. Álvaro disse...

Simples meu amigo as indústrias são estrangeiras são as maiores do país época que só se pensava em entregar o país (ditadura) e governos entreguistas, acredito que temos que proteger nossas empresas de fato e fazê-las crescer, para aí sim poder competitividade e não atirí-las a competir atualmente sem mínimas chances de competir com as indústrias americanas serão aniquiladas facilmente com a tal dita "livre concorrência". Coisa que nunca tivemos e me lembro o colonialismo onde nós serviamos para servir as grandes potencias que aniquilavam toda e qualquer forma de independência maior.
Agora Carlos me apresente um argumento que a ALCA vai ser bom para o Brasil?

Anônimo disse...

É só ver o que aconteceu com o México para saber o que aconteceria com o Brail. Nem precisa de muita imaginação.

Carlos Eduardo da Maia disse...

A Alca pode ser boa para o Brasil se bem negociada, se as empresas brasileiras poderão vender seus produtos em igualdade de condições com as empresas americanas. O Brasil deve fazer como o Chile, não se alinhou ao mercosul e tem a liberdade de fazer tratados bilaterais com quem quiser. E mais se Chávez - o alimentador de inflação -- ingressar no Mercosul não vai permitir que o Brasil tenha essa liberdade.

Prof. Álvaro disse...

O Carlos eu te dei argumentos e tu me vem com o mesmo bla, bla, bla
poupe-me.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo