domingo, 25 de outubro de 2009

ALBA: Avança a proposta de integração dos povos na América Latina


Uma integração solidária em contraponto a lógica destrutiva do Capital


Foi realizada entre os dias 15 e 17/10, em Cochabamba na Bolívia, a VII Cúpula da ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas). A ALBA surgiu sob iniciativa de Cuba e Venezuela como uma alternativa de integração aos processos então debatidos na América Latina, principalmente a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas).

O pressuposto fundamental da ALBA é a mudança no sentido dos processos de integração da região, do livre comércio ou demais formas tradicionais de integração econômica unicamente competitiva (Mercado Comum, União Aduaneira, União Monetária e União Econômica), para um que, não descartando totalmente a questão comercial, avance principalmente no sentido da cooperação, solidariedade e complementação econômica e social entre os países signatários. Um processo que beneficie os povos da região, que respeite sobremaneira as desigualdades entre seus membros, e que busque superá-las com ajuda direta e cooperação entre todos. Para isso deu-se o nome de Tratado de Comércio dos Povos, em contraposição aos TLC´s, Tratados de Livre Comércio. Muitas iniciativas caminharam na direção do sentido proposto, principalmente a que diz respeito à questão energética (PETROCARIBE).

Durante a reunião diversas questões foram tratadas, destacando-se o fortalecimento da participação dos Movimentos Sociais na estrutura da ALBA, assim como as negociações para a criação de uma moeda comum para a região, o SUCRE, entre tantas outras de grande impacto social para a população dos países envolvidos. Também foi reafirmado o apoio ao governo deposto em Honduras, ao fim do embargo dos EUA à Cuba, e o perigo que representam para a paz na região as bases dos EUA instaladas na Colômbia.

Atualmente participam da ALBA Antígua e Barbuda, Bolívia, Cuba, Equador, Honduras, Nicarágua, República Dominicana , São Vicente e Granadinas e Venezuela, além de outros países que apenas firmaram acordos pontuais, como por exemplo o Haiti e a Argentina.

Leia abaixo as resoluções finais do encontro:

http://www.alternativabolivariana.org/images/declaracionVIIcumbrealba-tcp.pdf

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo