quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CPI da Energia investiga tarifas das concessionárias


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Tarifas de Energia Elétrica ouviu ontem o promotor de Justiça de Jacareí (SP) José Luís Bednarski e o diretor-presidente da AES Eletropaulo, Britaldo Soares.

A CPI investiga a formação dos valores das tarifas de energia elétrica no Brasil e a atuação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na autorização dos reajustes tarifários.

Sem transparência
Em audiência na comissão no mês passado, o procurador Marcelo de Oliveira, coordenador de um grupo de trabalho no Ministério Público Federal sobre o assunto, reclamou que a Aneel não explica de forma clara os itens que compõem as tarifas.

A falta de critérios para o aumento das tarifas também foi criticada pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Na ocasião, ele citou o exemplo da Eletropaulo, cujas tarifas caíram 12,7% em 2008 e, em 2009, subiram 13%, anulando o benefício do ano anterior sem explicações claras.
As informações são do Portal da Câmara dos Deputados.

Esse é um assunto que a mídia corporativa propositalmnte evita ou trata de forma secundária e descontextualizada. Vale tudo para não desnudar os nefastos efeitos da privataria neoliberal. Mas os péssimos serviços prestados pelas concessionárias, com uma das tarifas mais caras do mundo, prejudicam o setor produtivo, comprometendo o desenvolvimento do país. Enfim, fica cada dia mais difícil esconder esse esqueleto atrás do biombo do oligopólio midiático.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo