terça-feira, 13 de outubro de 2009

O renascimento do fascismo na Itália


Nossa mídia corporativa sempre tão "preocupada" com a democracia na América Latina, quando se trata de governos não alinhados aos seus interesses é claro, pouca atenção tem dado ao recrudescimento do fascismo na Itália.

O governo de Silvio Berlusconi legalizou a formação das chamadas "patrulhas cidadãs". Esse grupos são formados por voluntários com o suposto objetivo de auxiliar no combate ao crime e na manutenção da "lei e da ordem". Sem remuneração e teoricamente não podendo portar armas, esses grupos tem se multiplicado, adotado uniformes e agido principalmente na intimidação aos imigrantes e na incitação o ódio racial.

Recentemente, o líder de extrema direita de um desses grupos foi filmado em uma reunião fazendo uma saudação nazista sobre aplausos dos presentes. Os fatos se assemelham em muito aos ocorridos durante o regime fascista do ditador Benito Mussolini. Mussolini criou milícias chamadas "camisas negras" que tinham objetivo de intimidar opositores e sustentar o regime fascista.

Infelizmente, esses tristes fatos não tem despertado a atenção merecida da mídia corporativa, deixando novamente o "ovo da serpente" se desenvolver livremente em nossos tempos.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo