sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ONU condena novamente o embargo dos EUA à Cuba



A Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou na última quarta-feira (28), pela 18º ano consecutivo, resolução para que os Estados Unidos suspendam o embargo econômico que mantém contra Cuba há 47 anos. A resolução foi aprovada por 187 votos, com apenas 3 contra e duas abstenções. Somente os EUA, Israel e Palau votaram contra o fim do embargo. Israel, a propósito, afirmou mais uma vez sua política internacional de total desrespeito aos direitos humanos, soberania e autodeterminação dos povos.

No ano passado, o embargo norte-americano foi condenado por 184 votos a quatro, com uma abstenção.

Após a deliberação da ONU, o ministro do exterior cubano, Felipe Pérez Roque, cobrou enfaticamente do presidente estadunidense, Barack Obama o fim do embargo, uma política confirmadamente fracassada. Barack Obama renovou, em setembro, o embargo à Cuba por mais um ano.

Novamente, a posição arrogante e imperial do governo estadunidense, que desrespeita abertamente as instituições e o direito internacional, não gera nenhuma comoção, indignação ou arroubos moralistas dos nossos comentaristas midiáticos de plantão. É a velha e conhecida indignação seletiva e dupla moral que se baseia apenas nos seus próprios intesses e posições ideológicas, sem nenhum princípio ou valor mais elevado.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo