sexta-feira, 16 de outubro de 2009

TCU fará auditoria em serviços de telefonia

Charge do indispensável Satiro

A Comissão do Meio Ambiente e Defesa do Consumidor (CMA) aprovou em sua reunião desta terça-feira (13) requerimento de seu presidente, senador Renato Casagrande (PSB-ES), para solicitar ao Tribunal de Contas da União (TCU) a realização de auditoria operacional em contratos de concessão de telefonia fixa e móvel.

Em sua justificação, Casagrande argumentou que os serviços de telefonia representam a maior fonte de reclamação por parte dos consumidores, segundo os Procons estaduais e municipais. Ele disse ainda que, em tempos de faturas informatizadas, não se justificam cobranças de serviços em duplicidade ou lançamento de ligações e outros serviços nas faturas, indevidamente atribuídas aos consumidores. Informações da Agência Senado.

A caótica situação dos serviços de comunicação do Brasil e os abusos do oligopólio privado criado pela privataria neoliberal já são assunto corrente até no Congresso Nacional. As empresas de comunicação agem sem nenhum controle ou regulação efetiva, abarrotam o poder judiciário com ações e o cálculo das suas tarifas é uma verdadeira caixa preta. O setor também é responsável por enormes contas de publicidade. Curiosamente, a nossa mídia corporativa não realiza "matérias jornalísticas" noticiando esses fatos.

Mais um legado indesejável do tucanato de FHC.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom mesmo era quando para adquirir um telefone tinhamos que ficar em filas por horas a fio. Era uma oportunidade impar para conhecer novas pessoas e fazer amizades. Esperava-se o telefone por meses. Mas isto era bom. Ter telefone dava Status. Bom aquele tempo em que a telefonia era estatizada.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo