sábado, 24 de outubro de 2009

Saudades do neoliberalismo


Hoje, o principal jornal do grupo RBS nos brindou com mais um editorial saudosista do projeto neoliberal. O sucessivos escândalos envolvendo o DETRAN gaúcho, obrigaram o Grupo RBS a reconhecer que a privatização do DETRAN, ocorrida no governo Britto com o seu explícito apoio,  gerou enormes prejuízos à sociedade, com desvios que podem chegar a R$ 30 milhões ano. Uma verdadeira fortuna que saiu do bolso de todos os gaúchos. Importante registrar que a privatização dos serviços do DETRAN foi adotada apenas no RS e em um outro estado da federação.

Mas o editorial não faz autocrítica nem dá seu projeto político por derrotado. Afirma categoricamente que "a situação somente chegou a esse ponto, porém, não pelo fracasso do modelo de terceirização, mas pela incapacidade ou falta de vontade do poder público de enquadrar os prestadores de serviço dentro de parâmetros razoáveis de preço e de seriedade no uso dos recursos oficiais". Faltou indicar em qual setor esse modelo deu bons resultados, citar um único exemplo. Realmente, é forçoso reconhecer, seria uma tarefa díficil. Todas as experiências tentadas geraram tarifas excessivas, serviços ineficientes, corrupção na relação entre o poder público e o privado, abusos e falta de regulação (vide concessionárias de rodovias).

Apesar disso, a conclui o grupo RBS que "infelizmente, o serviço público tem se caracterizado pela ineficiência. O caminho ideal, para conjugar moralidade e eficiência, certamente não é o Estado. É, sim, uma parceria responsável, adequadamente fiscalizada, com prestação de contas à sociedade de forma permanente".

O grupo RBS parece não ter ou não querer tirar lições dos acontecimentos dos últimos anos, preferindo adotar a velha cantilena do Privado X Estatal que marcou os tempos da guerra fria. Um pensamento arcaico, que não se modernizou e, certamente, cobrará um preço caro desse grupo de comunicação.

4 comentários:

Midi@ética disse...

Publicado no Zero Fora: http://zerofora.blogspot.com/2009/10/saudades-do-neoliberalismo.html

Anônimo disse...

Eles não escreveram sua "carta aos brasileiros" como fez Lula depois de perder 3 vezes.
Talvez em 2014 eles reconfigurem seu discurso para corrigir onde erraram.
Mas admitir erro ? Isso jamais.

Unknown disse...

Tomei a liberdade de copiar teu texto, e publicá-lo aqui: http://naoestaavenda.blogspot.com/2009/10/privatizou-e-deu-errado-culpa-e-do.html
Parabéns pelo blog, e pela percepção.
Abraços.

Anônimo disse...

Voces me convenceram. Não vou votar na Yeda. Já no primeiro turno vou votar no Fogaça e fazer campanha serrada contra o golpista Tarso Genro. PTralhas nem pensar.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo