domingo, 18 de outubro de 2009

Simples constatação


O principal jornal do grupo RBS publica, neste domingo, matéria com o título "O brete gaúcho", sobre a queda da participação da economia gaúcha no PIB nacional. Trata-se da simples constatação do fracasso do modelo econômico defendido pelos representantes políticos do oligopólio midiático regional.

O modelo neoliberal, inaugurado no governo gaúcho por Antônio Britto (PMDB), retirou a capacidade de planejamento e indução da economia pelo Estado. Apostando todas as fichas na crença semi-religiosa da "mão invisível do mercado", em grandes investimentos estrangeiros (vide GM e papeleiras) e desdenhando das potencialidades da economia local, esse modelo levou o Rio Grande a estagnação que vive há mais de quatro anos.

Nesse aspecto, a responsabilidade não pode ser integralmente debitada na conta da atual governadora. Embora represente a continuidade desse modelo, Yeda apenas colhe os frutos do que tem sido plantado, em maior ou menor grau, em três dos últimos quatro governos do Estado. A maior responsabilidade é própria mídia corporativa regional que apoia e milita enfaticamente por esse projeto e por seus representantes políticos.

Os gaúchos estão pagando muito caro pela falta de pluralidade e contraditório nos meios de comunicação do Estado, que compromete nossa democracia e foi imprescindível para consolidação do radical modelo econômico neoliberal adotado no RS. Modelo que, em todos os lugares onde foi aplicado, levou a trágicas consequências sociais e econômicas (vide México, Argentina, Islândia...).

Infelizmente, não há nenhuma dose de autocrítica ou arrependimento. Muito pelo contrário, se quer mais do mesmo.

Um comentário:

José Renato Moura disse...

Partisan, eu ando bem enrolado com o serviço e questões particulares, sem tempo para o blog. Mas quero te chamar a atenção de uma coisa. Dá uma olhada, para ver se a direita já não escolheu seu candidato a governador em 2014. Para mim, já escolheu. é o Afonso Mota, Vice-Presidente da RBS que está em campanha largada no interior o Estado, para Deputado (acho que federal). Ele se filiou ao PDT, e está visitando todos os diretórios. Quase todos os trabalhistas estão deslumbrados. Todas as segundas, esse cara fala em várias rádios, está nos jornais, acompanha o Lasier naquelas palestras 171 por aí afora, etc. Acho que é uma jogada de mestre do PRBS. Acho que eles desistiram de "terceirizar", e vão disputar o governo diratamente, em 2013, se ele se firmar como político. Dá uma bisbilhotada por aí, e vê se não é isso mesmo. Abraços

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo