quarta-feira, 14 de outubro de 2009

TRF decide que YEDA não responde por ação de improbidade administrativa

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), durante julgamento realizado hoje (14/10) à tarde, decidiu excluir a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, da ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF) em Santa Maria (RS). O entendimento unânime da turma foi de que a governadora, como agente política, não pode responder por improbidade administrativa, mas apenas em caso de crime de responsabilidade. A informação e do Portal da Justiça Federal da 4ª Região.

A exclusão de Yeda do processo de improbidade administrativa movido pelo Ministério Público Federal em razão do esquema que desviou R$ 44 milhões no Detran-RS não significa a absolvição da tucana. O Tribunal sustentou apenas que os governadores não respondem por improbidade administrativa, mas por crime de responsabilidade. Assim, caberia a Assembleia Legislativa, e não o Poder Judiciário, a competência para investigar e julgar tais fatos em processo de impechmeant.

Da decisão ainda é cabível recurso pelo MPF.

6 comentários:

Anônimo disse...

A decisão de ontem é mais uma vitória judicial e política da governadora. A juíza federal Simone Barbisan Fortes já havia recusado pedido do Ministério Público Federal para afastá-la do cargo. Tarso Genro, que faz parte do PT que destruiu o Rio Grande do Sul, não perde por esperar. No momento certo, Yeda Crusius, que é jovem, valente e determinada, vai ter a grandeza de formar uma frente para manter os gaúchos livres da "cumpanherada" que eles conhecem tão bem.

Alfredo disse...

Então tá, leva ela para tua casa então ou melhor, entrega a administração da tuas contas e do teu patrimônio para ela.

Anônimo disse...

Votei na Yeda no primeiro e segundo turno. Neste ano vou votar no Fogaça. O que não pode acontecer é os petralhas retomarem o governo do Estado. PTralhas nem pensar. A Yeda que se candidate a Deputada. Tem meu voto.

Jorge Assis disse...

Não, não faz isso. Vota da Yeda de novo. Esse é o canal para ti, mas tem que ficar no Rio Grande, não pode votar e depois imigrar para outro local. Tem que ficar e sofrer no lombo as consequências desse tipo de governo.

Anônimo disse...

Se o PT vencer não é má idéia "imigrar para outro lugar" O difícil é imigrar para o mesmo lugar. Ptralhas nem pensar.

Marcos Vinicius Schimdt disse...

O último anônimo deve integrar a famiglia que atualmente comanda o Piratini. Será que está sob o comando da "liderança" ou da "progenitora-mor"? Se o PT ganhar é melhor imigrar mesmo, pois mais sujeira irá sair debaixo do tabetes, puffs, etc...

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo