sábado, 26 de junho de 2010

Duas candidaturas, um mesmo problema

Caso confirmado o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) como vice de José Serra na chapa tucana ao Palácio do Planalto, estará se repetindo nacionalmente episódio muito semelhante ao da escolha do vice da governadora gaúcha, Yeda Crusius.

Serra necessitava desesperadamente, principalmente após a última pesquisa, encontrar um vice que pudesse agregar potencial eleitoral a sua candidatura. Um vice que pudesse ampliar o espectro de forças políticas comprometidas com sua candidatura. Um vice que permitisse ao tucano sonhar em reverter o quadro eleitoral totalmente desfavorável existente nas regiões Norte e Nordeste.

Álvaro Dias é do Paraná, sem nenhuma base ou penetração nas regiões do país onde Serra está em maior desvantagem. O senador Dias é tucano e, portanto, não compromete outras forças políticas, podendo gerar novas insatisfações e reforçar o quadro de deserções e descomprometimento já existente.

Algo muito semelhante ao ocorrido com a governadora YEDA. A tucana decidiu vetar o vice indicado pelo PP, desprezando a tradicional força política gaúcha, para optar por um vice com perfil de alinhamento incondicional e automático, mas com pouco a agregar eleitoral ou politicamente.

A julgar pelas coincidências os dois tucanos têm muito em comum, são praticamente almas gêmeas.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo