quarta-feira, 16 de junho de 2010

Enquanto Serra ataca a Bolívia, empresas apostam no país vizinho

Enquanto o candidato tucano, José Serra (PSDB), aposta nos ataques verbais ao governo boliviano e demonstra desprezo pelos vizinhos latino-americanos, empresas e governos de outros países apostam na aproximação com nossos vizinhos.

A Agência Prensa Latina noticia um bom exemplo dessa tendência que nosso oligopólio midiático nacional não tem interesse em divulgar. Segundo a matéria, o governo da China manifestou interesse em financiar a instalação da maior indústria siderúrgica da Bolívia na jazida do Mutún (Santa Cruz). Além da China, a companhia indiana Jindal Steel também firmou convênios com a Empresa Siderúrgica do Mutún (ESM), estatal boliviana que atuará no setor (leia a íntegra aqui).

A empresa chinesa CEIEC manifestou interesse em instalar uma planta na Bolívia com capacidade de explorar 100 milhões de toneladas de ferro. Já a sulcoreana Hyundai Steel enviou uma missão técnica ao país para tratar de novos investimentos.

Resta saber se os arroubos verbais do tucano visam apenas criar falsas polêmicas com o governo federal ou se é puro saudosismo da política externa dependente do tucanato, com subordinação e alinhamento automático aos EUA.

Em qualquer dos casos, o Brasil tem muito a perder com a volta ao passado e a adoção dessa política de distanciamento e confronto com o continente latino americano.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo