quarta-feira, 18 de novembro de 2009

O apagão na cobertura midiática do apagão


Quanto mais avançam as investigações sobre as causas da interrupção da transmissão de energia ocorrida na última semana, mais índicios apontam para rede de retransmissão. As autoridades do setor elétrico do Paraguai, desde o início, afirmam que o problema foi gerado em uma linha de transmissão localizada na região de São Paulo.

O controle da retransmissão na região de São Paulo pertence à Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, empresa privatizada pelo governo tucano.

A mídia corporativa tão preocupada em apontar culpados pelo incidente em nenhum momento cogitou a possibilidade de qualquer responsabilidade da empesa privada administradora do sistema. A falta de investimentos, a terceirização dos serviços de manutenção ou a redução dos custos de segurança, causas muito frequentes de problemas nas concessionárias privadas de serviços públicos, não são nem mencionadas pelos profissionais midiáticos.

Caso a investigação aponte a responsabilidade da concessionária privada em decorrência de alguma das causas citadas, o debate sobre as privatizações do tucanato se tornará inevitável. Será essa a causa da omissão da nossa mídia corporativa?

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo