domingo, 1 de novembro de 2009

Um grande avanço



Não estou entre os maiores entusiastas do governo Lula. Acho que as realizações do seu governo são muito menores que as expectativas e do que seria objetivamente possível transformar. Mas, a comparação com o passado próximo força o reconhecimento dos seus méritos e permite uma análise mais benevolente.

Hoje, ao ler a coluna do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no Jornal Zero Hora, não pude deixar de reconhecer o quanto o Brasil avançou e perceber o porquê o governo Lula adquiriu tamanha popularidade e aprovação popular. Vejam os argumentos rasteiros e baseados num moralismos artificial, usados por um ex-presidente que abdicou ou teme fazer a comparação com seu governo em termos de projeto político, preferindo utilizar os habituais jargões da direita brasileira no melhor estilo udenista.

A enxurrada de decisões governamentais esdrúxulas, frases presidenciais aparentemente sem sentido e muita propaganda talvez levem as pessoas de bom senso a se perguntarem: afinal, para onde vamos? Coloco o advérbio “talvez” porque alguns estão de tal modo inebriados com “o maior espetáculo da terra”, de riqueza fácil que beneficia a poucos, que tenho dúvidas. Parece mais confortável fazer de conta que tudo vai bem e esquecer as transgressões cotidianas, o discricionarismo das decisões, o atropelo, se não da lei, dos bons costumes. Tornou-se habitual dizer que o governo Lula deu continuidade ao que de bom foi feito pelo governo anterior e ainda por cima melhorou muita coisa. Então, por que e para que questionar os pequenos desvios de conduta ou pequenos arranhões na lei? Lei a íntegra aqui.

Essa diferença fica a cada dia mais nítida para os brasileiros. Arriscaria, inclusive, dizer que condenará ao fracasso a pretensão presidencial de qualquer candidato com ela identificado, como é o caso do governador paulista José Serra. Menos mal.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo