quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Telefônica é denunciada por suposta fraude sobre investimentos



Segundo notícia divulgada pela Folha Online, a Associação dos Engenheiros de Telecomunicações acusou a Telefônica perante a SEC (Securities & Exchange Commission, responsável por fiscalizar o mercado de ações nos Estados Unidos) de suposta fraude nos dados divulgados no balanço de 2008 sobre os investimentos para a modernização de sua rede em São Paulo.

Em carta enviada à presidente da SEC, Mary Schapiro, o engenheiro Ruy Bottesi, presidente da associação, contesta a informação do balanço de que a companhia investiu R$ 2,342 bilhões na rede no ano passado e afirma existirem ""fortes indícios de fraude" no dado.

A Telefônica não quis responder à acusação do presidente da AET. A empresa disse que não foi informada oficialmente sobre a queixa feita à SEC e que reafirma os dados de investimentos publicados no balanço do ano passado.

Na carta à SEC, Bottesi afirma que a associação consultou todos os fornecedores de equipamentos e de serviços de telecomunicações presentes no Brasil e que nenhum deles recebeu encomenda da Telefônica nem assinou contrato com a empresa.

A reportagem reforça o que esse modesto blog vem repetindo incansavelmente: o setor de telecomunicações no Brasil está em situação caótica. O oligopólio privado criado pela privataria neoliberal  age sem nenhum controle ou regulação efetiva, não realiza os investimentos que constam na sua planilha de custos, pratica tarifas abusivas e injustificadas e, ainda, comete  toda a sorte de abusos contra o consumidor, abarrotando o poder judiciário com ações.

Essa situação já compromete até os esforços de melhoria da qualidade educacional, visto que o modelo impede a expansão da rede de banda larga no país para manter seus lucros extraordinários. Um setor que se especializou, desde a privatização, em organizar poderosos grupos de pressão e defesa dos seus interesses para manter a situação nesse vergonhoso estado de coisas.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo