terça-feira, 3 de novembro de 2009

FHC reproduz crise de identidade do PSDB





Sou daqueles que acreditam que o debate programático entre forças políticas adversárias é vital para democracia e para vida em sociedade. Por mais que discorde de determinadas posições políticas, defendo ardorosamente a sua existência e importância. Esse é o caso do DEM, um partido de direita com uma base social bem definida e um projeto político claro. Basta ler a página do partido para perceber isso. Recomendo, por sinal.

O PSDB, nos governos de Fernando Henrique Cardoso, promoveu políticas que, simplificadamente, conduziam a uma inserção subordinada do país no cenário internacional. Apostava na vocação agroindustrial e na complementariedade da nossa economia com a dos EUA como elementos centrais da sua estratégia de desenvolvimento. Como disse FHC, se desejava enterrar o "desenvolvimentismo" da era Vargas.

Hoje, num mundo cada vez mais multipolar, pós-crise financeira mundial e com os visíveis desafios enfrentados pela economia dos EUA, o projeto tucano tornou-se indefensável.  O PSDB até agora se nega a aceitar isso.

Como consequência, é um partido sem um projeto que possa sustentar e debater abertamente com a sociedade. Um partido em crise programática, que vive do seu papel no passado e que está cada vez mais incapaz de liderar um projeto político alternativo ao atual. Como não possui nada para propor, pelo menos publicamente, agarra-se desesperadamente ao ranço moralista.

A comentada coluna do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (leia aqui) reflete perfeitamente essa crise de identidade. Uma crise que pode comprometer, em breve, a hegemonia do partido dentre as forças de oposição. Expressivamente a coluna foi publicada na semana de finados.

4 comentários:

xuviskovic disse...

FHC, o corvo com ares de tucano, o legítimo sucessor de Lacerda, o merda, baluarte da direitalha golpista e travestida de democrata !

Anônimo disse...

Direitalha golpista? Esta é boa. É o roto apontando o dedo para o suposto esfarrapado. Esquerdalha golpista no RS é o que não falta. Se não é verdade me respondam porque a proba e imparcial Stella não quiz nem saber de ouvir os grampos feitos conta a MAC engenharia. Apurar toda a verdade atrapalharia seus planos? Os moralistas de plantão não vão protestar contra a robalheira do PAC em Alvorada? PAC = plano de arrebanhar capital. Dos contribuintes trouxas que pagam impostos.

Carlos Arruda disse...

"Os moralistas de plantão não vão protestar contra a robalheira do PAC em Alvorada?"
O anônimo covarde além de tudo um jumento porque não se deu conta que "a robalheira do PAC em Alvorada" foi patrocinada pelos partidos da direita e que se Stela estivesse na prefeitura de Alvorada jamais teria ocorrido algo semelhante.

Anônimo disse...

"A guerrilha rural do MST cortou e vendeu cerca de 400 mil metros cúbicos de pinus no Assentamento Zumbi dos Palmares, em Iaras, no sudoeste paulista. Parte do dinheiro foi desviada.A quantidade de madeira cortada equivale à carga de 10 mil caminhões. Os recursos deveriam ter sido aplicados nos lotes. O rombo, que pode chegar a R$ 3 milhões, é investigado pelo Ministério Público Federal. Impedido de derrubar outros 1,4 mil hectares de árvores, o MST abandonou os assentados. A região, no centro-oeste do Estado, é a mesma que os sem-terra querem transformar num grande polo de assentamentos da reforma agrária. Aguarda-se um manifesto de intelectuais a favor dos assentados que ficaram para trás. Por favor, alguém tente localizar o Luiz Fernando Veríssimo no seu apartamento em Paris para produzir o texto.

E aí, petralhada?

Nada a comentar?

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo