segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Governo YEDA pretende dar mais exemplos do conceito de eficiência na gestão tucana



Alguns funcionários públicos estaduais recorrem a esse modesto blog na esperança de divulgar estranhos projetos promovidos pela tucanato gaúcho. Os servidores estão apavorados com o conceito de eficiência trazido pelo "choque de gestão" da governadora YEDA.

O governo tucano estaria gastando milhões de reais em consultorias "técnicas" para disseminar "as melhores práticas administrativas" no Rio Grande do Sul. Curiosamente, todas as consultorias são prestadas por empresas de Minas Gerais e São Paulo e com base em programas e experiências implantados naqueles estados. Como visto, um relevantíssimo serviço, indispensável e baseado tão somente em questões eminentemente "técnicas".

Essas consultorias teriam por atribuição, por exemplo, assessorar a formatação das Parcerias Público Privadas - PPP's - em gestação na administração estadual. Uma das PPP's em gestação no governo YEDA, segundo relatam os servidores exemplificativamente, pretende repassar os serviços prestados por uma Fundação Estadual para iniciativa privada mediante o pagamento de valor mensal 10 vezes superior ao atualmente gasto pelo Estado. Um servidor dessa Fundação, quando soube do caso, desabafou: "Se o governo nos destinasse apenas metade do valor que pretende pagar na PPP atenderíamos a todo nosso público e sobrariam recursos".

Outro exemplo do conceito de eficiência do tucanato, é o projeto de terceirização dos pedágios administrados pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DAER). Nesse caso, a tercerização do serviço de cobrança representaria um aumento do percentual gasto em despesas operacionais dos atuais 14% para 49%.

Pelo visto, muito pouco se aprendeu ou se quiz aprender com o escândalo do DETRAN. Nada mais nocivo para sociedade do que misturar o público com o privado. Por sinal, uma separação que esse governo tem demonstrado muito dificuldade em compreender.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que chegue 2011 o mais rápido possível!

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo