Saiu no Globo, pág. 3, entrevista do Ministro do STF Joaquim Barbosa à repórter Carolina Brígido:
“A impunidade no Brasil é planejada, é deliberada. As instituições concebidas para combatê-las são organizadas de forma que elas sejam impotentes, incapazes na prática de ter uma ação eficaz.”
“ … o Poder Judiciário tem uma parcela grande de responsabilidade pelo aumento das práticas de corrupção …”
“A generalizada sensação de impunidade … é reforçada pela atuação do Pode Judiciário, das suas práticas arcaicas, das suas INTERPRETAÇÕES LENIENTES (ÊNFASE MINHA – PHA) … Para ser minimamente eficaz, o Poder Judiciário brasileiro precisaria se reinventado.”
“Temos um problema cultural sério: a passividade com que a sociedade assiste a práticas chocantes de corrupção … tudo isso vem confortar a situação dos corruptos…”
“Elas (a sociedade) deviam externar a sua indignação”.
“Ela (a elite) deveria abandonar a clivagem ideológica e partidária que guia as suas manifestações (contra a corrupção)”.
Um comentário:
INTERESSANTÍSSIMA A COLOCAÇÃO DO MINISTRO JOAQUIM. POR ACASO TERÍA ELE ASSISTIDO O RECENTE FILME NORTE-AMERICANO EXIBIDO NOS CINEMAS NACIONAIS CHAMADO : CÓDIGO DE CONDUTA, QUE RETRATA AS IMPERFEIÇÕES DO SISTEMA JUDICIÁRIO NORTE-AMERICANO. PENSO QUE TANTO NOS EUA, COMO CÁ E EM TODOS LUGARES ONDE HAJAM SISTEMAS JUIDICIAIS = ESTES ESTÃO MAIS PARA TAPAR O SOL COM A PENEIRA QUE PARA REPARAR DANO OU FAZER JUSTIÇA...
MARCELO CARLUCCI
ADVOGADO
Postar um comentário