sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Yeda no Estado das Maravilhas: A pesquisa sobre os serviços públicos

O governo YEDA (PSDB) publicou uma "fantástica" pesquisa sobre os serviços públicos no Estado. Recebi uma mensagem que resolvi publicar por resumir muito bem o assunto:

Dá uma olhada na página 48 da ZH de hoje, reportagem sobre a "pesquisa" relativa à "opinião dos gaúchos" sobre os serviços públicos. Surpreendentemente a reportagem (apesar de minúscula) está bem boa. É bem isso que eles botaram. E o pior, tem economista "Dr." (e Drª.heheh) referendando o troço. Se bem que tem ortodoxo que faz tese de mestrado assim e acha genial.
O pior (ou melhor) é que a divulgação como fato positivo está imensa, tem um material impresso (que pode ser visto no sítio da SEPLAG) que vale a pena olhar, principalmente na parte referente a "metodologia" da coisa. Coisa mesmo, é uma aberração estatística. Olha só: A amostra principal não é aleatória (voluntários e participantes da Consulta Popular), e muito menos representativa. Dessa amostra 12% devolveram por conta própria o questionário (i.é., também não é uma amostra representativa da amostra original). Segundo a FEE esses 12% seriam representativos da amostra original! Ou seja, seria uma amostra representativa da amostra representativa (que confusão!). Tudo bem, seria uma representação da amostra (nunca da população do RS, que o recorte só poderia ser uma amostra original representativa). Pode ser significativo numericamente (da amostra ressalto e não da população, que precisava da amostra original completa ou quase completa), mas nunca representativo! Ou seja, LIXÃO! E tem até propaganda na TV, só ontem eu vi umas 3x. Piada pronta.

Vale a pena escrever algo, mostra o quão bem cercado de "técnicos" tá o governo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Falando em pesquiza em quem os leitores deste blog votarian para presidente se os candidatos fossem estes: JOSÉ SERRA
amliD
Pesquiza assim feita pela VOX LULA PETRALHA é que é muito honesta .

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo