terça-feira, 25 de agosto de 2009

O pré-sal é nosso

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul lançou o Manifesto Gaúcho em Defesa do Pré-Sal aprovado por mais de 40 entidades e instituições que participam do Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal.

"O Comitê do "Pré-Sal É Nosso", tem por consenso entre as entidades nele representadas e signatárias do presente documento que, a questão do Pré-Sal, pela sua expressividade e representatividade de força política e poder econômico, precisa e deve ser tratada antes de mais nada, como uma destacada questão política de Estado. Como tal, tem que ser capitaneada pelas forças políticas nacionais comprometidas com o desenvolvimento e o futuro da Nação Brasileira, ou seja, deve transcender o interesse reservado, privado ou particular, e precisa, sim, alcançar de todas as formas a todos os brasileiros.
Em função dos imensos interesses em jogo nesta questão, não podemos, em hipótese alguma, nos calar e deixar de manifestar de público, algumas questões que para nós são da maior importância patriótica, onde destacamos como essenciais e estratégicas, as seguintes questões prioritárias:
- Restabelecer a propriedade de todo o petróleo brasileiro pela Nação Brasileira, com retomada do Monopólio Constitucional;
- Extração exclusivamente pela PETROBRAS, inclusive com recompra de parte de suas ações, ou modelo alternativo que garanta a propriedade pela União;
- Revisão da política de distribuição de "royalties"decorrentes da extração do petróleo de modo a beneficiar equanimemente toda a população brasileira;
- Constituir um Fundo Social destinado a construir o país que queremos para nós e nossos descendentes direcionando recursos para: a) Educação, com acesso garantido a todas as futuras gerações, priorizando o ensino de qualidade; b) Saúde Pública garantida através do fortalecimento do Sistema Público, com melhores condições de atendimento; c) Garantia alimentar a todos os brasileiros carentes, ou com renda inferior a um salário mínimo, investindo concomitantemente na sua capacitação pessoal; na perspectiva de construção de uma política de assistência social cidadã; d) Investimento em pesquisa e inovação tecnológica, através de uma rede de Centros de Pesquisas, para o aproveitamento das potencialidades e vocações do país; e) Infra-Estrutura, através do equacionamento dos gargalos que impedem o crescimento e competitividade.

Não posso deixar de fazer um registro, que a iniciativa da Assembleia gaúcha, por ser pluripartidária, não poderia fazer. Sempre é bom lembrar que o governo tucano de FHC não só pretendia privatizar a Petrobras, como vendeu a maior parte das suas ações, criando boa parte dos problemas que hoje se discutem sobre o Pré-sal.
Os tucanos consideravam a empresa dispensável, apelidando-a de PETROSSAURO. Nada como o passar do tempo.

2 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

FHC apenas capitalizou ações da Petrobrás permitindo que os acionistas tivessem mais controle e exigindo dos administradores maior transparência, tudo de acordo com a Lei 6404. E infelizmente os companheiros não querem abrir a caixa preta da Petrobrás. Mas ela vai ser aberta.

Anônimo disse...

Aberta está a CPI da roubalheira. Fora tucano golpista!

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo