sábado, 1 de agosto de 2009

Zelaya "o temor as mudanças provocou o golpe"

Honduras é a terceira economia mais pobre na América Latina. De cada dez hondurenhos, oito vivem na pobreza e três vivem em pobreza extrema. Acredito que uma sociedade que vive assim há pelo menos um século deve ser analisada para a promoção de mudanças. E essas mudanças estão relacionadas com a forma de estabelecer o sistema de governo. É evidente que as elites econômicas, que são privilegiadas por essa situação, pelo status quo, não querem essas mudanças. Então, a única maneira de promover mudanças em Honduras é ampliar os espaços de participação cidadã, os processos de participação social. Apontei isso e os oligarcas me declararam inimigo da pátria; e começaram a conspirar contra mim.

Aumentei o salário dos trabalhadores, tentei incorporar a reforma agrária, abri as portas ao socialismo do Sul e isso foi considerado um delito. Tudo isso contribuiu para que a oligarquia econômica – apoiada pelos velhos falcões de Washington, como Otto Reich e Robert Carmona, e alguns congressistas estadunidenses – começassem a conspiração que resultou no golpe. Mas se equivocaram. Pensaram que seria fácil como no século 20, quando em 48 horas os golpistas conseguiam dominar o povo. O povo agora já leva 28 dias nas ruas, reclamando, dizendo que não aceitam esse golpe. A comunidade internacional também mudou. Já não aceitam golpes de Estado, porque realmente são ilegítimos, são um retrocesso, é a volta da força sobre a razão. É a volta da violência sobre as urnas. Isso provocou o golpe. O temor às mudanças, temor ao que o povo se organize.
Trecho da entrevista publicada pelo Jornal Brasil de Fato com presidente hondurenho Manuel Zelaya, respondendo sobre quais foram os fatores determinantes para desencadear o golpe de Estado em Honduras.
Leia a íntegra em (http://www3.brasildefato.com.br/v01/agencia/entrevistas/entrevista-com-manuel-zelaya-hondurenhos-tem-direito-a-pegar-em-armas)

Um comentário:

Carlos Eduardo da Maia disse...

E o que fazer quando o líder populista não tem apoio popular?

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo