terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sutileza pouca é bobagem

A página online do jornal Folha de São Paulo, sob o insuspeito patrocínio do Governo do Estado de São Paulo, ostentava as seguintes manchetes ontem:

"Projeto prevê salário de professor da rede estadual até R$ 7 mil em São Paulo".

"O governador de São Paulo, José Serra, vai lançar na próxima terça-feira projeto, informa Gilberto Dimenstein."

O leitor mais afoito ficará muito satisfeito com a valorização do ensino público em São Paulo e nem notará o patrocinador do veículo que produz tão boas notícias. Mas, como se diz, o diabo mora nos detalhes. Vejamos os detalhes:

"Mas, para chegar lá, eles terão de submeter a vários testes, não faltar às aulas e ficar pelo menos três anos na mesma escola. Foi o jeito encontrado de reduzir a rotatividade e o absenteísmo, além de estimular a formação.

Todo o processo vai demorar 12 anos, dividido em quatros exames a cada três anos. Se aprovado, o candidato terá um aumento de 25% no salário. Mas a nota exigida será maior a cada exame, indo de 6 a 9, tornando mais difícil atingir o salário máximo."

Resumindo para quem ainda não entendeu: os professores de São Paulo poderão, quem sabe, um dia, talvez, se tudo der certo, ganhar até R$ 7 mil daqui a 12 longos anos. Por sinal, descontada a inflação dos próximos 12 anos será que restará algum aumento para os professores? A única certeza é que a campanha de 2010 já começou.

Nenhum comentário:

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo