segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Colunista de ZH despreza vontade popular

Ontem, por oportunidade da divulgação do resultado da consulta pública sobre o Pontal do Estaleiro, alertamos que os comentaristas da mídia corporativa, principalmente os alinhados com os interesses da especulação imobiliária, tentariam desqualificar o resultado da votação (leia aqui). Nada como conhecer a aldeia onde se vive.

Hoje, uma colunista do jornal ZH diz que a participação foi irrelevante, que é questionável a realização de uma consulta popular para tema tão "localizado", que prefeitura não deveria "desgastar um instrumento valioso" como esse e, ainda, se dá o direito de dizer sobre o quê o governo municipal deve consultar a população.

Será que se o resultado fosse outro, o comentário seria o mesmo?

Na coluna dessa jornalista o essencial do resultado da consulta passou a ser secundário: a cidade não deseja a construção de espigões na orla do Guaíba. Para respeitar a vontade popular o Município deve desapropriar a área do Pontal do Estaleiro, garantido sua vocação pública por natureza.

Voltamos a afirmar a questão agora é "o prefeito José Fogaça (PMDB) irá atender o desejo da cidade ou irá se omitir em benefício dos interesses da especulação imobiliária?

Como visto, ontem ao comentar qual seria o comportamento da mídia coorporativa acertamos na mosca ou, melhor, na abelinha.

Um comentário:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Vontade popular da onde, cara pálida? 2,3% dos eleitores participaram na tal da Consulta. 1,8 % votou no Nâo. Isso não é participação popular e uma demonstração cabal de que a democracia direta é uma perigosa falácia. É a ditadura das minorias participativas.

Seguidores

Direito de Resposta do Brizola na Globo